quinta-feira, 12 de julho de 2012

DANIEL CARNEIRO E ISABELLA LACERDA VENCEM A SEGUNDA ETAPA DA COPA ALE / PREMO INCONFIDENTES Competição reuniu mais de 800 pessoas nos dois dias de prova na cidade de Itabirito, Minas Gerais

 A segunda etapa da COPA ALE/PREMO INCONFIDENTES e COPA SHIMANO/TRIPP de AMADORES de MTB foi um sucesso. A competição aconteceu neste fim de semana (07 e 08), no Alto do Cristo, em Itabirito (MG).
Confira como foi:
 Quase 400 fotos do evento confira abaixo nos links !!!
O formato cross-country reuniu cerca de 230 bikers de todo o país. O mineiro Daniel Carneiro (Tripp Aventura), atual campeão da competição, conquistou o título da segunda etapa na Elite Masculino e manteve a liderança da prova. Já a mineira Isabella Lacerda (Aventura/Specialized) foi a grande campeã da segunda etapa na Elite Feminina.
O local da prova, um dos cartões-postais da cidade, atraiu o público, que pode acompanhar a competição e vislumbrar uma paisagem maravilhosa no ponto mais alto de Itabirito. Assim, mais de 800 pessoas prestigiaram o evento.

 
Uma das grandes novidades desta edição foi o novo percurso criado pela organização, que surpreendeu e agradou os atletas. O organizador da competição, Eduardo Soares, afirma que mudar o circuito é essencial para manter a competição movimentada. “Escolhemos o Alto do Cristo, com o objetivo de ressuscitar o mountain-bike na região, já que este local tem bastante tradição em provas de down-hill e cross-country. Isso é importante para inovar a prova e surpreender os atletas”, frisa.
Com cinco anos de realização, a competição se consolida cada vez mais em Minas Gerais, graças ao apoio de grandes empresas, como a Ale Combustíveis e a Premo Construções e Empreendimentos, que patrocinam a competição há cinco e quatro anos, respectivamente. “O evento traz retorno positivo em diversos aspectos como, o social, o ambiental e o esportivo. Além disso, sem os patrocinadores e apoiadores não teria como realizar a competição, que contribui para movimentar o mercado de bicicleta e fortalecer o esporte”, analisa Soares.
Para o diretor de marketing da Ale, Carlos Eduardo Cotta, estar presente em um evento desse porte contribui para reforçar o posicionamento da marca. “Associar a marca ALE a eventos como esse contribui para reforçar nosso posicionamento, que é uma empresa ligada aos conceitos de saúde, vitalidade e que se mostra, cada vez mais, conectada aos amantes do esporte de aventura”, explica.
O incentivo da Prefeitura de Itabirito para a realização da competição também é essencial para o desenvolvimento do esporte, tanto para a cidade, quanto para o Brasil. O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito, Rodrigo Espigão, acredita que uma prova dessa dimensão é uma oportunidade de ver a cidade representada por atletas de qualidade, além de estimular o crescimento do setor econômico e turístico da região. “A prova também movimenta o comércio local, por meio da rede hoteleira, restaurantes, lojas e outros segmentos, além de divulgar nosso município e incrementar nosso turismo", acrescenta.
Ações
Durante a competição, os atletas puderam contar, mais uma vez, com o auxílio mecânico da SHIMANO, que realizou a manutenção nas bicicletas. Segundo o técnico comercial da empresa, Luiz Fabius, a procura pelos serviços foi grande. “O estande ficou muito movimentado, principalmente no sábado, dia que antecedeu a prova principal, pois os atletas aproveitam para fazer os últimos reparos nas bikes”.
Além da segurança como a manutenção nas bikes, os atletas contaram com os serviços do Nerea Equipe de Resgate, que ficou posicionada em pontos estratégicos da pista para auxiliar os atletas. Pontos de hidratação, com o apoio da Água Mineral Indaiá, também foram distribuídos ao longo do percurso para refrescar os bikers.
Quanto ao público, além de apreciarem a corrida, puderam conferir as novidades dos produtos para bicicletas expostos nos estandes que estavam no local, como os da Bicishop, da Ophicina Bike e da BH Bikes.
Desafio de subida
Antes do evento principal, aconteceu o Desafio de Subida RST, no sábado (07). O desafio reuniu cerca de 30 atletas, que fizeram um up-hill de aproximadamente 1km. Os bikers largaram às 10h e fizeram uma prova rápida e cheia de emoção. Na categoria Masculina, Daniel Carneiro ficou em primeiro lugar, com o tempo de 7m e 20seg. Na categoria Feminana, Liége Walter (Ikenfix / Alto Rendimento) foi a vencedora, com o tempo de 10m e 57seg. “Apesar de ser uma prova curta, exigiu muito do atleta, mas foi interessante a competição”, diz Liége. A dupla campeã ganhou uma suspensão RST First Air.
Para Dôuglas Ferreira, analista de marketing da LM Bike, a RST está crescendo no Brasil e eles queriam uma ação específica para divulgar a marca. “É a primeira ação que fizemos apenas para a RST e por isso, escolhemos uma prova que nunca tinha sido feita. Acredito que foi uma ação muito positiva para o evento e para a marca, pois a premiação de qualidade, agrega mais a competição, além de servir de teste para futuras novidades”, ressalta.
A prova
A prova foi bem dinâmica. O circuito de 6,2 km de extensão com 200 metros de ascensão por volta agradou todos os participantes. A pista, que é bem técnica, teve contava com curvas fechadas, descidas rápidas e subidas íngremes. “O circuito foi bem mesclado, com um terreno em cascalho, com muitas pedras soltas e subidas duras.”, afirma Érica Gramiscelli (Circuit Pindamonhangaba Funvic), segunda colocada na Elite Feminino.
A primeira largada, com os atletas da Copa Tripp/Shimano de Amadores aconteceu às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria e na seguinte ordem: Expert, Cadete, Veterano, Feminino Sub-30 e Feminino Over 30.
A segunda largada foi às 10h, com os atletas que participaram da Copa Ale/Premo Inconfidentes. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Máster 30-35, Máster 35-40, Máster 40-45, Máster 45-50, Máster 50-55, Máster 55-59, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.
Por fim, a terceira largada aconteceu às 12h40, com os atletas da categoria Elite Masculino, Junior, Elite Feminino, Sub-30 e Sub-23. Assim como na prova de amadores, os intervalos entre cada categoria foram de dois minutos.
O número de voltas varia de acordo com as categorias. Deram três voltas os atletas das categorias Expert, Cadete, Sub-17 e Máster 45-50. Já as categorias Veterano, Feminino Sub-30, Feminino Over 30, Sub-15, Máster 50-55, Máster 55-59 e Over 60 deram duas voltas. Elite Masculino e Sub-23 completaram cinco voltas no circuito e as demais categorias correram quatro voltas.
A disputa foi acirrada, principalmente na categoria Elite Masculino. Hugo Prado (OceTreineNet/BMC/Token/DaMatta/Giro Sport Center), largou bem, mas ainda na primeira prova foi ultrapassado por Daniel Carneiro, que a partir de então liderou a prova com um tempo confortável. O campeão disse que aproveitou o momento certo para atacar o adversário. “Na primeira descida eu fiz uma ultrapassagem e o que eu fiz foi tentar manter o ritmo sem afogar, já que era uma prova longa. Deu certo e consegui a vitória, que eu dedico ao Alex, da Tripp Adventure”, conta Carneiro.
A Elite Feminina deu um show na pista. Todas as atletas estavam com um nível bastante alto e fizeram uma ótima prova. Isabella Lacerda fez uma boa largada e conseguiu uma distância boa das outras competidoras, conquistando a medalha de ouro. “A prova foi bem dura e técnica, a trilha estava muito seca, o que deixava muita poeira. Mas eu larguei bem e conseguir manter o ritmo”, afirma a vencedora da categoria.
As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que recebe o apoio da Prefeitura de Itabirito, que realiza o “Projeto MTB do Futuro”. O objetivo da provinha e do projeto é estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas e brindes.
Premiação
Na segunda etapa, os vencedores foram contemplados com medalhas, brindes da Ale Combustíveis, Curtlo, LM Bike/RST Suspensões, DynamicLab/ Carbo Energy e VO2Max. “A premiação é ótima, atendendo a todos os atletas. Além disso, evento é muito importante para o esporte e é maravilhoso o atendimento que o atleta recebe da organização”, conta Paulo Roberto Correa (Amazonas/Kore/IDT/Roberta Stopa/Higéia), que ficou em primeiro lugar na categoria Sub-55. As categorias da Elite ainda receberam uma quantia em dinheiro.
A prova terá a sua terceira e última etapa, a Maratona RST, no dia 9 de setembro. O formato e local da prova ainda serão definidos. Nesta etapa também haverá a premiação das equipes, que receberão um troféu todo estilizado para valorizar o esforço dos atletas.

A Copa Ale/Premo Inconfidentes e Copa Shimano/Tripp de Amadores tem o patrocínio da Premo Construções e Empreendimentos, Tripp Aventura, Shimano, VDL Siderurgia, Proshock e Prefeitura de Itabirito. Apoio da Ozmo, Água Mineral Indaiá, Nerea, Silque.com, Saae, Pesque Pague e Pousada Campestre, Vale e Retiro das Rosas.

Mais informações:
www.copainconfidentes.com.br / contato@copainconfidentes.com.br
Informações para a imprensa:
Larissa Borges – (31) 9792-7360
Bárbara Martins – (31) 9205-5186
ascomcopainconfidentes@hotmail.com

Nenhum comentário: