sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Motorista do governo de MG para em ciclovia e avança sobre ciclista

 Fonte da Matéria: Jornal  OTempo 
 
Condutor do veículo, que falava ao celular, ficou irritado ao ser advertido pela vítima e, ao perceber que estava sendo filmado, jogou veículo contra bicicleta governo promete apurar.

Por muito pouco, um ciclista de 21 anos não foi atropelado nessa quinta-feira (30) na orla da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, na pista usada para praticar o esporte.




O motorista de uma van do governo de Minas parou na ciclovia, espaço exclusivo para a prática do esporte, e se irritou quando foi questionado por um jovem que passava de bicicleta pelo local. Nervoso, o condutor acelerou o veículo e arrastou a bicicleta por cerca de 2 m.

Thiago Henrique Muniz Silva contou à reportagem de O TEMPO que foi passear na Pampulha e, quando estava dando a segunda volta na orla, foi surpreendido pelo veículo. “Estava na contramão do fluxo dos carros quando vi a van estacionada na pista usada por nós, ciclistas, e o motorista falando ao celular”, contou o jovem.

Ao ser questionado e perceber que o jovem estava filmando a situação, o motorista ficou nervoso e acelerou o veículo. A bicicleta foi arrastada e, por sorte, o ciclista não foi atingido.

“Fui alertado por uma pessoa que a van era do governo. Até então, não tinha visto. O motorista ainda xingou, disse que ali não era lugar de passar com bicicleta e, depois, saiu em alta velocidade”, disse o ciclista.

Silva acionou a Polícia Militar (PM) e registrou um boletim de ocorrência. Revoltado com o caso, ele pensa em procurar a Justiça. “Já entrei em contato com um amigo meu que é advogado e acho que vou entrar com um processo”, afirmou.

Facebook

O caso de Silva foi parar no Facebook. O próprio jovem postou o vídeo na rede social e, até as 11h50 desta sexta-feira (31), mais de 200 pessoas haviam compartilhado o post. Alguns amigos do ciclista apoiaram a ideia do homem de entrar na Justiça. Muitos também ficaram indignados com a situação e com o fato de o veículo ser de um órgão público.

A assessoria de imprensa do governo de Minas respondeu com uma nota:

Informamos que o veículo em incidente na Lagoa da Pampulha nesta quinta (30) estava a serviço da Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Policia Civil Noroeste, que tomará as medidas cabíveis. A Coordenadoria das UAIs também  abrirá sindicância para apuração dos fatos, resguardando o direito de defesa do referido funcionário.

No entanto, a vítima nos enviou uma foto que comprova o registro do Boletim de Ocorrência, o que também foi confirmado por nossa reportagem junto à Sala de Imprensa da Polícia Militar. O registro foi feito no local, (avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.333, bairro São Luiz, às 12h15 dessa quinta-feira, dia 30). O motorista do veículo, apontado como suspeito, também foi identificado.

Investigação

Na noite desta sexta-feira (31), a Polícia Civil encaminhou nota dizendo que caso está sendo apurado. Leia na íntegra:

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais informa que o episódio envolvendo um motorista que conduzia veículo público e um ciclista, ocorrido na quinta-feira (30/10) na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, teve o registro encaminhado à 3ª Delegacia de Polícia Civil Noroeste, onde está sendo apurado. Autor, vítima e testemunhas serão ouvidos no procedimento, que visa uma apuração rigorosa dos fatos e a devida responsabilização.


Fonte da Matéria: Jornal  OTempo  link