domingo, 19 de março de 2017

Shimano celebra 10 anos de seu escritório no Brasil

A Shimano, líder mundial no mercado de componentes para a prática do ciclismo e da pesca, inicia nesta quarta-feira (15) sua celebração dos 10 anos de atuação direta da marca no Brasil e no continente, após o estabelecimento, em março de 2007, do escritório da Shimano Latin America, em São Paulo. As festividades da marca japonesa acontecem durante os próximos meses, tendo seu ponto máximo no Shimano Fest, maior festival da bicicleta na América Latina, marcado para 14 a 17 de setembro, no Jockey Club de São Paulo.


Há 10 anos, o paulistano criado no Japão, Fabio Takayanagi, recebeu da Shimano Japão a missão de abrir oficialmente o escritório da empresa na capital paulista e assumir o cargo de presidente da Shimano Latin America, passando a desenvolver atividades no país e América Latina. A decisão da abertura do QG da marca veio ratificar o forte potencial ciclístico da região. Desde então, a Shimano vem incentivando o mercado com treinamentos gratuitos voltados ao mecânico profissional, oferecendo apoio e patrocínio a atletas e eventos, e executando ações sociais e ambientais, além da inegável contribuição em inovação tecnológica com o lançamento dos câmbios eletrônicos Di2 para a prática do ciclismo de estrada, em 2009, e Mountain Bike em 2014. Mais recentemente, introduziu o grupo de componentes Metrea, especialmente pensado para ciclistas urbanos/esportivos e, em breve, lançará também no País, seu grupo de componentes para bicicletas elétricas assistidas - o ciclista tem que pedalar para ativar o motor elétrico de assistência - o STEPS (Shimano Total Electric Power System).

A subsidiária da maior marca de componentes de bike do mundo veio com missões definidas, dentre elas, trabalhar efetivamente a coordenação da distribuição e marketing de equipamentos e acessórios de Pesca, outro segmento onde a marca é uma das mais significativas no cenário mundial. Além é claro, de ampliar o branding e seu reconhecimento, por meio do desenvolvimento da cultura da bicicleta e outdoor na América Latina. O apoio a distribuidores, o Serviço de Suporte Neutro Técnico em eventos esportivos e os serviços de pós-venda, também compõem tarefas de suma importância nesse desafio diário da marca.

"A presença no país de uma das mais conceituadas marcas do ciclismo mundial, traz um significado maior. A responsabilidade de estar presente na região, fez com que a Shimano abraçasse outros desafios. O apoio irrestrito ao esporte patrocinando atletas, eventos e competições de ciclismo em quase todas as modalidades, virou regra. Nestes anos estivemos ao lado dos maiores eventos de mountain bike do País, seguindo o mesmo caminho no triatlo e no ciclismo de estrada. Acertamos o foco e demos total ênfase em oferecer aos atletas brasileiros e do continente, condições e estrutura para que se aperfeiçoassem rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016", conta Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America e da Shimano American Corporation, divisão Componentes de Bicicleta, com sede na Califórnia.

Suporte Neutro, marca registrada da Shimano - A ação de Suporte Neutro Shimano, apoio técnico a todos os atletas inscritos em competições de ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores, tornou-se uma marca registrada e diferencial da Shimano. O serviço que virtualmente ‘salva’ competidores com dificuldades mecânicas, os ajudando a colocar suas bicicletas em ordem nas competições, virou um case de sucesso, conquistou milhares de fãs para a Shimano e foi assediado por diversos eventos ciclísticos no País e América Latina.

No campo da ação social, a marca foi sempre participativa e criou iniciativas para colaborar com a causa da sustentabilidade e qualidade de vida. Uma ação criada pela Shimano foi o simpático Pedal das Capivaras: passeio ciclístico para chamar atenção para a despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo. O Curso de Mecânica Básica para jovens de comunidades carentes no Rio de Janeiro foi outra intervenção significativa da marca. Nele, foram atendidos jovens de áreas de risco como Morros do Macaco e Turano, no Rio de Janeiro. Os jovens tiveram a oportunidade de entrar em contato com o mundo do ciclismo, tecnologias, aprender sobre produtos e mercado, além de ter noções básicas da mecânica de bicicletas. O Pedala Zezinho foi outra ação social de bastante impacto, comandada pelas ONG’s Aro 60 e Casa do Zezinho, na Zona Sul de São Paulo, com parceria da Shimano. Os esforços sociais não pararam aí: a Shimano patrocinou e apoia o Orfanato Lar Nossa Senhora Aparecida, que coloca crianças e adolescentes no esporte - ciclismo.

Uma das ações mais comentadas e valorizadas pelo mercado de bicicletas, desenvolvida há oito anos pela marca no Brasil e na América Latina, é o treinamento técnico gratuito para mecânicos profissionais, que beneficiou até o momento, 9.200 profissionais. Nele, mecânicos e vendedores técnicos de lojas de bicicleta recebem treinamento prático e teórico com base nas tecnologias da marca. Os profissionais recebem atualização e tornam-se aptos a trabalharem com novas tecnologias da marca, além de receberem certificado de participação.

"Ao longo destes 10 anos, nosso escritório desempenha esse papel de impulsionar a cultura da bicicleta, seja pela sua atuação nos esportes do ciclismo, seja na contribuição junto ao profissional do mercado ou mesmo na sua participação em atividades sociais. Como efeito, diversas marcas, empresas e profissionais do setor de bicicletas seguiram o exemplo da Shimano, apostando no fomento ao esporte, mobilidade e educação técnica. Podemos dizer sem modéstia que a Shimano serviu de inspiração em seu mercado de atuação", enaltece Takayanagi.

Shimano Fest, um marco no mercado da bike - Talvez uma das maiores contribuições da Shimano para esta nova cultura emergente da bicicleta seja o Shimano Fest, maior Festival da Bicicleta no continente. Lá acontecem diversas atividades além da exposição de produtos de bike e pesca, para alegria dos fãs da marca. Criado com o objetivo de levar a família e o público geral para dentro do universo da bike e atividades outdoor, o Shimano Fest vem solidificando-se como um dos eventos mais aguardados do ano em São Paulo. O Festival também é muito aguardado pelo mercado da bike, que agora conta com dois dias exclusivos para o segmento, e também por atletas, entusiastas da mobilidade e por um público cada vez mais diversificado.

Atrações como shows de Rock e Taiko (tambores japoneses), competições de alto nível de mountain bike e ciclismo de estrada, palestras, workshops, test-ride de bicicletas e muitas outras atividades, têm atraído cada vez mais pessoas ao Festival realizado no Jockey Club. Em sua sétima edição, ano passado, mais de 20.000 pessoas compareceram aos quatro dias de evento, que terá sua fórmula repetida neste ano: os dois primeiros dias para profissionais do setor, enquanto sábado e domingo o Shimano Fest é aberto gratuitamente ao público.

"Podemos dizer que o saldo desta primeira década da Shimano Latin America foi extremamente positivo no aspecto comercial e, pudemos ver também a cidade de São Paulo ganhar ciclovias, sendo a principal delas, a bela Ciclovia na Avenida símbolo da cidade, a Av. Paulista. Testemunhamos a popularização das bicicletas compartilhadas equipadas com nosso cubo de marchas, o Nexus e, uma onda de valorização da qualidade de vida, liberdade e sustentabilidade que varre toda a América Latina e que tem a bicicleta como seu maior ícone", finaliza o presidente da marca na América Latina e América do Norte.


Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.


A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.


Mais informações:

site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil


Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil