quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Guilherme Muller e Isabela Ribeiro vencem o Desafio Sense Inconfidentes de MTB

Competição reuniu aproximadamente 350 pessoas no último domingo na cidade de Itabirito, Minas Gerais
O Desafio Sense Inconfidentes de MTB foi um sucesso. A competição aconteceu neste domingo (10), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito (MG).  O formato cross-country reuniu os apaixonados por mountain bike de todo o país. O Guilherme Muller, atleta da Sense Factory Racing conquistou o título na categoria Elite Masculino. Já Isabela Ribeiro, atleta da Specialized, foi a grande campeã na Elite Feminina.


O ambiente agradável, com estrutura que oferece lazer para a família e conforto para os atletas, atraiu o público. Mais 350 pessoas foram ao local prestigiar o evento e torcer pelos bikers.

A prova, que retornou depois de 3 anos, mostra a sua força e popularidade, consolidando-se como uma das principais no calendário oficial de mountain-bike. O organizador do evento, Eduardo Soares, conta que ficou satisfeito com os resultados obtidos. “Toda corrida que eu estava presente, o pessoal cobrava o retorno da competição. As pessoas sentiam falta de um evento de mountain bike em um ambiente agradável, com a natureza ao redor e com um clima familiar. O nosso retorno foi ótimo e conseguimos resgatar o verdadeiro mountain bike em Itabirito, cidade que já tem tradição no esporte”, conta Eduardo Soares, organizador do Desafio.

Neste ano, a competição contou com o patrocínio de grandes empresas, como a Sense, Trek e Power Cycle, além do apoio da DaMatta Design e da Ingá que acreditaram no Desafio. “A prova só é possível porque os patrocinadores investem e acreditam no evento para fortalecer a sua marca. O esporte é um meio importante de socialização e associar sua imagem a ele é interessante”, analisa o organizador do evento.

Para Marlen Ferreira, team manager da equipe Sense Factory Racing, estar presente em um evento desse porte contribui para reforçar o posicionamento da marca. “Quando vimos a iniciativa dos organizadores de fazer o Desafio, nós compramos a ideia totalmente, pois achamos fundamental apoiar o esporte e resgatar uma competição que sempre foi bem-vista por todos”, explica.

Ações

Durante a competição, os atletas puderam participar do Momento Power, uma tenda montada pela Power Cycle com duas watt bikes para os atletas testarem e se aquecerem para a prova. Quem passava por lá, também recebia orientações do especialista em treinamento em bicicleta, Rodrigo Barbosa.

Essa é uma oportunidade de estar mais perto dos atletas e mostrar que podemos contribuir para a preparação deles em competições como o Desafio aqui em Itabirito. Para um atleta de performance, qualquer milésimo de segundo faz diferença no resultado e ter um treinamento adequado ajuda nisso”, afirma João Paulo, coordenador de marketing da Power Cycle.

Pontos de hidratação, com o apoio da Água Mineral Ingá, foram distribuídos ao longo do percurso para refrescar os bikers.

Quanto ao público, além de apreciarem a corrida, puderam conferir as novidades dos produtos para bicicletas expostos nos estandes que estavam no local, como o da FLBikes, Estiloventura, Bicishop e Off Camber. Além disso, eles tiveram a chance de degustar uma nova cerveja artesanal mineira, a Bend Beer.

Os lojistas tiveram um bom resultado. “Eu já estava ansioso para o retorno da competição. Acredito que é uma parceria que a gente faz para fortalecer toda a cadeia do esporte. O desafio traz retorno para nós e também para o município. Participar é contribuir para o seu crescimento”, revela Felipe Augusto, sócio- proprietário da FL Bikes.


A prova

A prova foi bem dinâmica. O circuito de 6,6 km de extensão agradou a todos os participantes. A pista, que é bem técnica, mesclou single tracks, subidas e descidas em terreno de cascalho.

“Eu conheço o circuito já tem um tempo, pois participo da competição desde 2002 e posso afirmar que é a pista representa o verdadeiro MTB, cheio de trilhas, rock garden, ou seja, é pista maravilhosa”, conta Fernando de Oliveira, vencedor da categoria Sub 35.

A primeira largada foi às 8h, com intervalos de dois minutos para cada categoria e na seguinte ordem:

A segunda largada foi às 10h, com os atletas das categorias Master, Juvenil e Infantil. Os organizadores alinharam os bikers da seguinte forma: Sub 35/Sub 40, Sub 45/Sub 50, Sub 17, Sub 55/Sub 60, Over 60 e Sub 15.

Por fim, os atletas profissionais e a categoria Sub 30 fizeram a terceira largada às 12h40, com os atletas da categoria Super Elite Masculino, Junior, Super Elite Feminino, Sub-30.

A disputa foi acirrada, principalmente na categoria Elite Masculino. O vencedor do desafio, disse que ele e os demais atletas largaram muito juntos e fecharam a primeira volta quase empatados. ”Depois disso, eu impus um ritmo foi mais forte e constante, conseguindo abrir uma pequena vantagem e ganhando a prova”, frisa Guilherme Muller.

Rubens Donizete, da equipe Sense e segundo colocado da categoria afirmou que gostou de participar novamente da prova. “Foi uma disputa bem legal, pois o circuito é bem técnico e divertido. Foi uma ótima oportunidade para a gente manter a nossa performance, ganhar mais experiência e técnica para as outras provas. Gostei da competição ter voltado com esse circuito e cenário”.

Na prova da Elite Feminina, Isabela Ribeiro, foi a grande vencedora e só teceu elogios ao desafio. “Gostei muito da estrutura e, a competição provou que possui um dos melhores circuitos do Brasil, sendo referencia de um XCO bem técnico, exigente e duro. Foi sensacional, o percurso e a organização”, ressalta.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que visa estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas.

Premiação

No desafio, os vencedores foram contemplados com um troféu, medalhas, brindes da DaMatta, LM Bike e Bontranger. Todos saíram felizes e satisfeitos com os brindes.

Além disso, foi sorteada uma Bike TREK X Caliber 9. O sorteio foi um dos pontos altos do evento. Quem saiu com uma bike nova foi Felipe Miranda.

O DESAFIO SENSE INCONFIDENTES DE MTB tem patrocínio da SENSE e da TREK. Apoio da POWER CYCLE BRASIL, DAMATTA DESIGN, ÁGUA MINERAL INGÁ, PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRITO, PESQUE PAGUE E POUSADA CAMPESTRE, BICISHOP, ELEVEN BIKES, OFF CAMBER, ESTILOVENTURA, FL BIKES, FEDERAÇÃO MINEIRA DE CICLISMO (FMC), IKNEFIX BIKES, INTERTRILHAS E TRIPP AVENTURA.