quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Shimano Fest reúne ciclistas olímpicos e destaques do esporte em competições de MTB e estrada

Luiz Cocuzzi é o atual campeão do Short Track (Fernando Siqueira / FS Fotografia)O maior festival de bike da América Latina tem atrações para todos os gostos, desde shows, exposição e test rides das novidades do mercado, palestras e espaços para crianças e mulheres. Mas a emoção estará garantida no Jockey Club de São Paulo neste final de semana (16 e 17) nas competições de Criterium Road, Mountain Bike e Ciclocross, que contarão com os principais nomes do ciclismo do Brasil na atualidade. Estão confirmados no Shimano Fest, atletas de diversas modalidades, seja para participarem das competições, ou mesmo para estarem em contato com os fãs do esporte.



A lista já é extensa e de peso: competirão ciclistas olímpicos como Gideoni Monteiro, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano, além do atual campeão mundial de paraciclismo, Lauro Chaman, e do campeão brasileiro de MTB cross country olímpico, Luiz Cocuzzi. Estrelas do esporte como Renato Rezende, Reinaldo Colucci e Henrique Avancini marcarão presença no evento, que terá dois dias voltados para os profissionais do mercado, quinta e sexta (14 e 15).

Lauro Chaman e Gideoni Monteiro chegam entre os principais favoritos e embalados para a Criterium Road, disputa de ciclismo de estrada no formato de critério por pontos, realizada na Av. Lineu de Paula Machado, na manhã do domingo (17), entre 7h e 10h. Embora tenham pela frente os melhores ciclistas do País, Chaman competirá embalado pelo importante título de campeão mundial conquistado no início do mês na África do Sul, no início do mês, e Gideoni chega no auge de sua forma física, após um período de treinos na Europa e o Pan-Americano de Ciclismo de Pista, no qual foi o sexto melhor do continente na omnium.

Representante do Brasil na Rio 2016, colocando fim a um jejum de 24 anos sem um brasileiro no Velódromo Olímpico, Gideoni Monteiro destaca a satisfação de estar mais uma vez no maior festival de bike da América Latina. "É sempre um prazer enorme fazer parte do Shimano Fest. Cada ano que passa o festival cresce muito. Tenho certeza que esta oitava edição será a melhor de todas", destaca Gidi - como é conhecido. "Em 2016 terminei em quarto lugar na estreia da Criterium Road. Mas, como todo atleta profissional, sou bastante competitivo e quero subir alguns degraus esse ano. O foco é buscar a vitória", completa. Gideoni também fará parte de uma palestra sobre o Velo-City Rio 2018, no sábado à tarde.

Assim como a confirmação dos melhores atletas do País, também estão garantidas no Criterium Road as principais equipes nacionais: na elite masculina, Soul Cycling Team, Audax São Bernardo, Memorial Santos, ECT Taubaté, Indaiatuba/HTPro Nutrition/Shimano, Penks Iracempaolis/UCI, Associação Radical de Boituva, Team UFF/RJ, São Francisco Saúde de Ribeirão Preto, ABEC/Rio Claro; na elite feminina, Memorial Santos, Soul Cycling Team, Audax São Bernardo e LuluFive Team.

Mountain bike - No Shimano MTB Short Track, com a disputa inédita do XCE (cross country eliminator) no sábado (16), além da prova principal na manhã do dia seguinte, outra vez os melhores ciclistas brasileiros estarão em ação. No feminino, estão confirmadas as duas atuais campeãs brasileiras de XCO (cross country olímpico) na elite e no sub-23, Raiza Goulão e Karen Olímpio, e no XCM (Maratona), Viviane Favery, além de Sofia Subtil, Aline Simões, Danielle Moraes, e várias outras. No masculino, o nível também será altíssimo, com a confirmação de nomes como Rubinho Valeriano, participante de três olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), Ricardo Pscheidt, tetracampeão brasileiro de MTB, Guilherme Muller, Sherman Trezza, Daniel Grossi, José Gabriel Marques, Wolfgang Olsen, João Pedro Firmeza, Mario Couto, entre outros.

Tricampeão brasileiro de XCO na elite, Henrique Avancini não competirá no MTB Short Trak, mas estará no Shimano Fest, entre sexta e domingo. Ele vai interagir com o público, com uma sessão de autógrafos na tarde de sábado no estande da Cannondale, e torcer por seus amigos no Short Track. "O Shimano Fest é um evento que agrega muito para a cultura da bicicleta. Aliar competições, em uma das principais cidades do Brasil, atrações comerciais e entretenimento para o público, em um só lugar, é o ideal para mostrar o espírito da bike. Gosto muito de estar presente e sentir esta vibe que faz qualquer ciclista mais feliz", enaltece Avancini. "Não vou competir, mas tenho companheiros de edições anteriores da Brasil Ride, por exemplo, como o Sherman e o Wolfgang, em ação. Ou seja, estarei na torcida por eles", finaliza.

Outras atletas - Competindo ou não, fato é que vários atletas de elite estarão no Shimano Fest. No Ciclocross, o piloto de downhill Lucas Borba irá atrás do bicampeonato da competição, marcada para a tarde de domingo. Enquanto o triatleta olímpico Reinaldo Colucci estará fora das pistas, mas em contato com o público, o principal ciclista de BMX do Brasil, Renato Rezende, que fará palestras sábado e domingo sobre suas participações nas Olimpíadas, prepara uma possível surpresa. "Quem sabe não disputo também o Eliminator do MTB Short Track, no sábado? Seria uma situação inédita e bem bacana em minha carreira como ciclista, por eu ser do BMX. Vou me arriscar a fazer alguns treinos na pista, e aí decidirei se corro ou não, mas o mais bacana é estar presente nesse evento que representa o espírito do nosso esporte", revela.

O evento - O Shimano Fest vai ser uma verdadeira festa para a família neste final de semana na capital paulista. O evento será de 14 e 17 de setembro, a partir das 10h, no Jockey Club de São Paulo, e marcará a abertura da Semana de Mobilidade Urbana. Terá exposição de bicicletas e produtos das principais marcas nacionais e internacionais, test-ride, competições com atletas olímpicos, shows, palestras, atividades segmentadas para mulheres e crianças, passeios, área com food-trucks e food-bikes, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal, como ferramenta de mobilidade urbana.

Enquanto quinta e sexta-feira serão dias exclusivos para o mercado, no sábado e domingo o evento será aberto ao público, com a entrada é gratuita. A organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições assistenciais. O festival ampliou a estrutura de 2016, mantendo as mesmas áreas que fizeram sucesso no último ano, quando o evento recebeu mais de 20.500 visitantes. São elas: Arena Expo, Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility. Não esquecendo o espaço gastronômico, que foi aumentado e terá 30 food-trucks e food-bikes.

Transmissão ao vivo no domingo - As principais atrações do domingo (17) serão mostradas ao vivo por Live Streaming em uma parceria inédita com a empresa Xtream Sports e poderão ser acompanhadas no Facebook oficial da Shimano.

PROGRAMAÇÃO

COMPETIÇÕES
SábadoShort Track9h30 às 12h - Treino livre pista Short Track
12h às 13h30 - Tomada de tempo – Lojista/Expositor/Mídia e Amadores
12h às 12h15 - Lojista
12h15 às 12h30 - Expositor
12h30 às 12h45 - Mídia
12h45 às 13h05 - Amador Feminino
13h05 às 13h25 - Amador Masculino
13h30 às 14h - Congresso técnico – Super Elite Masculina e Feminina
15h às 17h - Tomada de tempo Super Elite Masculina e Feminina
17h30 - Eliminator – 16 melhores tempos Super Elite Masculina e 8 melhores da Super Elite Feminina

Domingo
Criterium
7h às 10h - Prova de ciclismo de estrada- Av. Lineu de Paula Machado

Short Track10h30 - 1ª bateria classificatória da Super Elite Masculina
11h30 - 2ª bateria classificatória Super Elite Masculina
12h30-  Final Super Elite Feminina
13h30 -Ciclocross
14h - Final Amador Masculino
14h30 - Final Amador Feminino
15h30 -Final Super Elite Masculina

Como chegar - O Jockey Club de São Paulo tem fácil acesso pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou pela ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente e ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para mais de 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.

Serviço:
Shimano Fest 2017

Data: 14 e 15 (exclusivos para profissionais do mercado) e 16 e 17 de setembro (festival aberto a todos)
Horário: quinta a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h30
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
Entrada: Gratuita. A Shimano pede doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades assistenciais. Colabore!

Sobre a Shimano
 - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações:


sites: www.shimanofest.com.br
bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/