quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

XTERRA REALIZA CENTÉSIMA ETAPA NO BRASIL EM MANGARATIBA, RJ (modalidade Aquathlon é a novidade)

Maior festival de esportes off-road do mundo atinge marca expressiva na abertura da temporada brasileira de 2018 e lança Aquathlon para comemorar 
O 14° ano do XTERRA no Brasil será inaugurado com um grande feito, a centésima edição do consagrado evento esportivo em território brasileiro. Nos próximos dias 10 e 11 de março, na bela região de Costa Verde, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, o XTERRA Costa Verde reunirá cerca de 3.000 atletas competindo em modalidades como Short Trail Run (10 km), Half Trail Run (21,5 km), Swim Challenge (1,5 km e 3 km), Triathlon, Kids (para crianças de 1 a 13 anos) e a inédita Aquathlon, em comemoração à edição número 100 brasileira.

As vagas do Aquathlon, que conta com 1 km de natação e 5 km de corrida, esgotaram-se em apenas duas semanas de inscrições abertas, o que gerou a abertura de um lote extra de vagas. A competição é habitual em países como França e Estados Unidos e chega como a única prova do estilo off-road no Brasil. Foi criada para atender a necessidade de atletas que desejam realizar mais de uma modalidade de uma só vez, mas não possuem uma bike apropriada.
As competições de Triathlon e Swim Challenge serão em horários diurnos, diferente do último ano. A alteração foi elaborada tendo como base o feed back de competidores frequentes, que inspiraram uma pesquisa direcionada por parte da organização do XTERRA. A distância da Short Trail Run foi aumentada para 10 km para estender ainda mais o tempo de emoção dos corredores e a vivência no clima das montanhas.
O local do evento é o famoso Portobello Resort & Safári, com a decoração em harmonia com a natureza, oferecendo total conforto e situado de frente para a baía da Ilha Grande. Cercado por montanhas e com uma área de 300.000 m² para seu safári, o hotel comporta dezenas de espécies de animais, como zebras, antílopes, capivaras, búfalos, primatas e diversas aves coloridas. O cenário é perfeito para sediar um XTERRA e por tudo isso, a edição de Costa Verde é tida como uma das favoritas do público.
O triatleta Marcelo Faro comentou sobre a etapa de Costa Verde. “Desde que passei a levar o esporte a sério, em 2015, não deixo mais de disputar a prova de Triathlon em Mangaratiba. Ano passado estava incrível num modo geral, o lugar parece mais bonito a cada ano, o mar parece uma piscina e o circuito da corrida e da bike são dentro de um Resort Safári, o que falar né? Dessa vez, com a competição de dia, o prazer e o cansaço só aumentarão, vou acelerar ao máximo e tomara que venham mais 100 edições! O XTERRA está começando 2018 da melhor maneira”, afirmou o paulista Marcelo.
O XTERRA é apresentado pelo SESI e as inscrições para a etapa de Costa Verde podem ser feitas através do link https://goo.gl/CKtiZp.

XTERRA Costa Verde - RJ
Data: 10 e 11 de março - Temporada 2018
Local: Portobello Resort & Safári – Mangaratiba, RJ
Inscrições e mais informações: https://goo.gl/CKtiZp

Sobre o XTERRA
O XTERRA nasceu em 1996, no Havaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então, se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África. No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a modalidade de triathlon, com aproximadamente 300 participantes. 
Uma das etapas do circuito no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil, que acontecerá em maio, em Ilhabela, é válido pelo XTERRA Pam Am Tour e distribuirá 50 vagas para os melhores triatletas por faixa etária, masculino e feminino, além dos profissionais, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. 800 competidores de 32 países disputam a primeira colocação geral em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico do arquipélago norte-americano.
 
 Crédito das imagens: Thiago Lemos e Bruno Meneghitti